O transtorno de ansiedade requer atenção médica para ser possível receber a indicação de tratamento adequada. Afinal, cada paciente tem necessidades diferentes que podem ser atendidas por abordagens bem distintas.
Psicoterapia:
O objetivo é ajudar o cliente a identificar e a lidar com as causas raízes e os gatilhos emocionais de seu quadro de ansiedade. Geralmente, indica-se a psicoterapia combinada (farmacoterapia e psicoterapia) para os casos moderados e graves de ansiedade.
Isso se dá a partir da aplicação de diferentes metodologias que existem na Psicologia. Um exemplo é a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), muito utilizada em quadros de ansiedade. Por meio dela, o paciente é orientado a identificar seus gatilhos de ansiedade e aprender a lidar melhor com eles.
A psicoterapia também é valiosa para auxiliar em necessidades do dia a dia que, quando não resolvidas, podem ocasionar o agravamento de problemas preexistentes ou o surgimento de novos. Dessa forma, a psicoterapia é uma escolha saudável até para quem não está passando por problemas mentais.
Medicamentos:
O uso de medicamentos receitados por um profissional médico, como é o caso de um psiquiatra, também costuma fazer parte de um tratamento contra a ansiedade. Em geral, existem três classificações de medicamentos empregados nesses quadros.
A primeira classificação são os antidepressivos, que buscam controlar os sintomas da ansiedade ao repor os neurotransmissores em falta que estimulam o bem-estar e o humor do paciente. Como o próprio nome já diz, eles também são utilizados em tratamentos contra depressão.
O segundo tipo de medicamento empregado é o ansiolítico. O intuito dele é acalmar o paciente para que tenha os seus sintomas de ansiedade amenizados e consiga realizar as suas atividades do dia a dia.
Por fim, outros medicamentos como antipsicóticos costumam ser empregados para combater os sintomas da ansiedade e facilitar a condução do tratamento. Em muitos casos, o paciente com transtorno de ansiedade recebe um tratamento que combina psicoterapia e o uso de medicamentos.
Tratamentos complementares:
Existem outras formas de tratar um transtorno de ansiedade que servem como complementos aos métodos clássicos. Ou seja, são iniciativas que aumentam as chances de sucesso de tratamentos como a psicoterapia e o uso de medicamentos.
A hipnoterapia pode ser utilizada como um complemento eficaz a outras abordagens terapêuticas no tratamento da ansiedade. Ela pode ser combinada com psicoterapia, terapia cognitivo-comportamental e outras modalidades de tratamento, potencializando os resultados e proporcionando uma abordagem mais abrangente e integrativa. Diferente de outras abordagens que podem tratar apenas os sintomas, a hipnoterapia visa identificar e tratar a causa raiz da ansiedade. Ao explorar o subconsciente, é possível acessar memórias e experiências passadas que contribuem para a ansiedade no presente. Trabalhando nessas causas e ressignificando a relação do paciente com elas, a hipnoterapia permite uma transformação profunda e duradoura.
Por exemplo, a meditação é um hábito que contribui imensamente para o bem-estar do paciente e ajuda no combate não só da ansiedade como da depressão e outros problemas mentais. Afinal, é algo que permite se concentrar no momento e conter a ação de pensamentos intrusivos.
Há também a recomendação da prática de atividades físicas. A liberação de endorfina que ocorre nesses momentos pode ajudar muito na recuperação de quem sofre de um transtorno de ansiedade e outros problemas.
Por fim, há a possibilidade de buscar alternativas nos recursos naturais que têm ação calmante. Um exemplo disso é a passiflora e a valeriana — plantas cujos derivados auxiliam no tratamento de ansiedade e depressão.
REFERÊNCIAS
Como o transtorno de ansiedade é classificada no DSM-5? Atualizado em 2022.Disponível em <https://descomplica.com.br/blog/ansiedade-dsm-v/ > Acesso em: 06 de Ago. de 2024.
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.https://descomplica.com.br/blog/ansiedade-dsm-v
Técnicas de Hipnoterapia Usadas para Tratar a Ansiedade. Disponível em <https://clinicadehipnoterapia.com.br/blog/hipnoterapia-e-ansiedade/> Acesso em: 23 de Ago. de 2024.