anardinoalmeida.com.br

O STRESS EMOCIONAL: CAUSAS, SINTOMAS E PREVENÇÃO

Stress emocional se refere a uma reação do corpo e da mente frente a situação que exijam um esforço muito grande para a pessoa lidar com o que está acontecendo, mesmo que ela não perceba o quanto está se esforçando. É importante entender que existe uma união total entre os sintomas de ordem física e os sentimentos que se tem em certos momentos de desafios e tensão. Muitas vezes resolvendo os problemas que nos estressam, os sintomas desaparecem, outras vezes, quando o caso é mais grave, precisa-se tratar também a parte física ou a parte mental, afetada, como no caso da depressão, ansiedade, pânico, úlcera, pressão alta, vitiligo etc.

O que pode causar o stress:

Toda mudança cria certo nível de stress e quanto maior a mudança, mais tensão a pessoa pode experimentar devido ao esforço que é necessário fazer para se adaptar. Além disto, outros fatores podem ser estressantes, como dificuldade financeira, relacionamentos conturbados, brigas, doenças, dificuldades com o chefe, sobrecarga de trabalho etc.

Há ainda casos em que o stress é autoproduzido e ocorre porque a pessoa pensa de modo muito estressante, como o pessimista que acha que nada vai dar certo. Quem quer tudo perfeito ou se cobra em demasia ou deseja ser admirado por todos, quem é excessivamente competitivo, insatisfeito com o emprego ou com a vida no geral, ou seja, quem não sabe dizer não quando necessário, pode também produzir stress para si mesmo.

Na criança, o stress pode ser causado por mudança de escola, brigas entre os pais, deboche de colegas, isolamento social ou excesso de atividades. No adolescente, as cobranças excessivas de pais, a falta de disciplina e de limites, as próprias mudanças físicas e hormonais, a sexualidade, a pressão dos colegas para agir de modo diferente do que foi ensinado pela família são alguns dos estressores mais comuns.

Aprenda a reconhecer os sintomas de stress:

A presença de sintomas por um período de mais de uma semana pode indicar tensão excessiva na pessoa, porém, é bom lembrar que o diagnóstico do stress só pode ser realizado por um especialista.

Alguns sintomas de stress: irritabilidade sem causa grave, dificuldade de concentração, esquecimentos, sensação de cansaço físico e mental, tensão e dores musculares, dor de estômago, problemas de pele, pressão alta, pânico, depressão, vontade de sumir de tudo, retração da gengiva, aftas.

Como prevenir o stress

Dra. Marilda Lipp, Professora pesquisadora da PUC Campinas, Diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress e Presidente da Associação Brasileira de Stress, sugere o uso de 4 pilares no controle do stress, que são:

Alimentação anti-stress: Deve ser rica em legumes, verduras e frutas. Com pouca gordura, chocolate, café e refrigerantes. Pouco sal.

Exercícios físicos: Consulte o seu médico antes de começar a exercitar. Sugerimos caminhadas de 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana.

Relaxamento: Quando relaxamos o nosso corpo e mente têm a chance de se livrarem das tensões acumuladas, de se prepararem para novos desafios. Todo ser humano precisa de pelo menos meia hora por dia para relaxar e se desligar dos problemas. Não há fórmula mágica para relaxarmos, alguns gostam de música, outros de bate-papo, outros de TV, o que importa é que todo dia você desligue dos problemas por alguns minutos.

Estabilidade emocional: Tente pensar de modo positivo, vendo o lado bom das coisas. Se algo o incomoda, procure falar sobre o assunto. Se alguém o magoar, converse com a pessoa de modo calmo sobre seus sentimentos. Não se preocupe com problemas sem importância e reflita sobre o fato de que, na verdade, poucas coisas importam tanto a ponto de merecerem toda a sua preocupação e sacrifício. Não assuma responsabilidades a mais do que pode dar conta, aprenda a dizer não e entenda que todo problema tem fim, pois nada ruim dura para sempre.

Dia do combate ao Stress: A Lei Estadual nº 13.022 de 21 de maio de 2008, instituiu o “Dia Estadual de Combate ao Stress”, a ser comemorado, anualmente, no dia 23 de setembro.

Para maiores informações sobre stress consulte o site WWW.estresse.com.br

Material elaborado por: IPCS – Instituto de Psicologia e Controle de Stress Marilda Novaes Lipp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *