anardinoalmeida.com.br

CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E PRINCIPAIS SINTOMAS DA ANSIEDADE

O DSM-5 traz as principais características utilizadas como critério para realizar o diagnóstico da doença. Esse é um dos principais diferenciais do DSM-5, já que permite se basear nos mesmos sinais para detectar o problema e receitar um tratamento adequado.

São considerados critérios diagnósticos:

  • Preocupação persistente em excesso por eventos indesejados;
  • Afastamento de casa ou de figuras importantes;
  • Perda por morte de entes queridos;
  • Recusa em sair de casa;
  • Relutância em dormir sozinho, entre outros.

Outro aspecto detalhado pelo DSM-5 refere-se aos fatores de risco e prognóstico da doença. Um exemplo é o genético, no qual o transtorno ocorre de forma herdada caso os pais também sofram com o problema.

Principais Sintomas da Ansiedade:

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (2008) e Morsch (2022), os principais sintomas da Ansiedade, são:

  • Falta de ar e dificuldade para respirar;
  • Medo constante e enxergar perigo em tudo;
  • Irritabilidade e mudanças de humor repentinas;
  • Insônia e alterações de sono;
  • Vertigem, tontura e sensação de desmaio;
  • Pensamentos obsessivos;
  • Fadiga;
  • Tensão muscular;
  • Palpitação;
  • Suor excessivo;
  • Dor de cabeça;
  • Disfunção sexual;
  • Disfunção gastrointestinal.

Quando se fala em ansiedade, muita gente pode pensar em diferentes sinais que nem sempre correspondem com esse quadro. O DSM-5 é um documento importante porque padroniza os sintomas que merecem atenção dos profissionais de saúde, ajudando, assim, a identificar o problema.

Breve descrição dos principais sintomas de um quadro de ansiedade e as suas características:

Dores abdominais:

O desconforto abdominal é um dos sinais físicos da ansiedade. Esse tipo de cólica é semelhante à dor causada por problemas intestinais, mas ocorre de maneira recorrente.

Taquicardia:

A taquicardia nada mais é do que um aumento no ritmo dos batimentos cardíacos. No caso de um quadro de ansiedade, o problema pode ocorrer sem motivo aparente a qualquer momento do dia.

Suor excessivo:

A sudorese é outro sinal de ansiedade. O paciente deve ficar atento ao suor excessivo mesmo em situações em que não se esforçou fisicamente.

Falta de ar:

As sensações provocadas pela ansiedade também fazem com que o paciente sinta falta de ar. Isso significa ter dificuldades para respirar e sentir que não está aspirando oxigênio suficiente.

Náusea e vômitos:

Outro sinal físico da ansiedade é a manifestação de náuseas e vômitos. Esses sintomas são particularmente nítidos em episódios de transtorno de pânico.

Dificuldades para dormir:

O sono pode ser um dos principais prejudicados por um quadro de ansiedade. O paciente tem dificuldades para dormir, como no caso da insônia, ou simplesmente não consegue passar a noite inteira sem acordar em vários momentos.

Dores de cabeça:

A ansiedade também pode manifestar dores de cabeça no paciente, mas sem chegar ao ponto de se classificarem como enxaqueca. Assim como nos demais sintomas, não costuma ter raízes aparentes no dia a dia.

Irritabilidade:

Quem sofre de ansiedade se sente no limite em meio às suas atividades cotidianas. Isso faz com que tenha um alto teor de irritabilidade, perdendo a paciência com acontecimentos corriqueiros e pouco importantes.

Tremores:

Outro sintoma da ansiedade é a ocorrência de tremores em várias partes do corpo, como nas mãos, pernas e pálpebras. É importante ficar atento a esses sinais, que não costumam ter gatilhos fáceis de perceber.

Tensão muscular:

Além dos tremores, o corpo também pode se manifestar a partir de tensão muscular em quadros de ansiedade. Ou seja, os músculos ficam rígidos e o paciente tem a sensação de fazer grandes esforços para se movimentar.

Sensação de fraqueza ou cansaço:

Quem sofre de ansiedade pode exibir um sintoma de fraqueza ou cansaço quase constantes. Ou seja, fica sem energia para realizar as suas atividades do dia a dia e se cansa com facilidade.

Autor: ALMEIDA NETO, Anardino Cândido de.

REFERÊNCIAS

Associação Brasileira de Psiquiatria. Transtornos de Ansiedade: Diagnóstico e Tratamento. 2008. < https://www.amb.org.br/files/_BibliotecaAntiga/transtornos-de-ansiedade-diagnostico-e-tratamento.pdf >. Acesso em: 20 de out. de 2023.

Como o transtorno de ansiedade é classificada no DSM-5? Atualizado em 2022.Disponível em <https://descomplica.com.br/blog/ansiedade-dsm-v/ > Acesso em: 06 de Ago. de 2024.

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

MORSCH, José Aldair. Como Saber Se você Tem Ansiedade: Atenção a Estes 10 Sintomas. < https://telemedicinamorsch.com.br/blog/como-saber-se-voce-tem-ansiedade >. 27 de junho de 2022. Acesso em: 20 de out. de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *